top of page

Aberta a exposição “O gesto que salva vidas” na Assembleia legislativa


Foto: Gabinete Gustavo Victorino
Foto: Gabinete Gustavo Victorino

A Exposição “VIAVIDA: Ações que salvam vidas” em prol da doação de órgãos, foi lançada nesta segunda-feira, 27, no Espaço Deputado Carlos Santos, da Assembleia Legislativa, reunindo painéis fotografias, recortes, folhetos e banners que marcam a trajetória de 24 anos da VIAVIDA Pró-Doações e Transplantes.


A mostra, promovida pela ONG VIAVIDA, foi idealizada pelo deputado Gustavo Victorino, autor do Projeto de Lei que beneficia as pessoas transplantadas com os mesmos direitos das pessoas com deficiência.


Na abertura do evento, na sala de Convergência Adão Pretto, a deputada Eliana Bayer, representando o deputado Gustavo Victorino, falou da sua honra em presidir a ação, elogiando o colega parlamentar pela “iniciativa louvável que merece todos nossos aplausos e reconhecimento”, destacou.


A vice-presidente da VIAVIDA, Clarissa Garcez ressaltou a importância da conscientização de todos para a causa, pois a grande barreira ainda é a autorização familiar para a doação de órgãos.


O coordenador da Central de Transplantes RS, Rogério Caruso trouxe dados animadores para o evento, como o registro de 1.800 transplantes realizados este ano no estado: “Temos uma projeção de superar, em 2023, os melhores índices da história do transplante no estado, conquistados com o apoio de todos os parceiros pelo incentivo à doação de órgãos”, enfatizou.


O presidente da Comissão “Doar é Legal”, do Tribunal de Justiça, desembargador Ney Wiedemann Neto falou da campanha permanente realizada pelo TJ, destacando a emissão de uma certidão online em que a pessoa pode se declarar doador e apresentar à família e amigos a sua decisão, que pode salvar muitas vidas.


O ato contou também com a presença do desembargador Carlos Eduardo Richinitti, do Tribunal de Justiça e da equipe voluntária da VIAVIDA.


A exposição pode ser vista até a próxima sexta-feira,01.


VIA Pró-Doações e Transplantes/VIAVIDA:

Instituição que atua em prol da doação de órgãos e tecidos no Rio Grande do Sul com apoio às pessoas em lista de espera, assistência aos transplantados, doadores e familiares. A entidade, composta por um grupo de voluntários, trabalha em duas grandes frentes: a atividade educacional, que incentiva a doação de órgãos e tecidos visando aumentar o número de transplantes; e a função assistencial, acolhendo, gratuitamente, pacientes de todo o país.


Projeto de Lei:

Em tramitação na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei Nº 234/23 de iniciativa do deputado Gustavo Victorino, beneficia as pessoas transplantadas com os mesmos direitos das pessoas com deficiência. O objetivo é garantir aos pacientes submetidos à cirurgia para transplante. a plena e efetiva participação na sociedade, em igualdade de condições com os demais cidadãos.

23 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page