top of page

Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro propõe disciplina na rede de ensino


Foto: Arthur Gadea | AL RS
Foto: Arthur Gadea | AL RS

Representantes de entidades governamentais e não-governamentais da área de trânsito dos municípios, estado e união participaram nesta segunda-feira, 28, da primeira reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, presidida pelo deputado Gustavo Victorino.

No encontro, realizado no Espaço de Convergência Adão Pretto, da Assembleia Legislativa, foram debatidos os altos índices de acidentes envolvendo motocicletas, a frequente e desastrosa combinação álcool e direção, o desrespeito à legislação, a falta de verbas para o sistema de trânsito nos pequenos municípios e a falta de conscientização dos motoristas.

O titular da Delegacia de Delitos de Trânsito de Porto Alegre, delegado Carlo Butarelli revelou, na oportunidade, o crescente aumento de acidentes com mototáxi por aplicativo em que muitos condutores não têm sequer habilitação. Sem contar que o serviço não é regulamentado na capital, segundo o presidente do Cetran/RS, Sérgio Teixeira.

Já o representante da RQSul - Associação dos Organismos de Inspeção Veicular do RS, Enio Ferreira citou o grande número de vans e ônibus clandestinos no Rio Grande do Sul por falhas na fiscalização.

No encontro também foi debatida a importância da criação de um banco de dados para que os agentes de trânsito possam estabelecer estratégias de trabalho, bem como direcioná-las para as cidades de acordo com as características de cada uma.

O deputado Gustavo Victorino anunciou, no final da reunião, que apresentará à Secretaria Estadual de Educação a proposta de elaboração de uma ementa para uma disciplina padrão de educação para o trânsito em toda a rede de ensino.

“Se for salva apenas uma vida, a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro já terá cumprido seu papel”, assegurou Victorino.

Presenças


Participaram do encontro: o deputado Dr. Thiago Duarte, representantes do Cetran/RS, Detran/RS, Comando Rodoviário Estadual, Polícia Rodoviária Federal, EPTC, Sindatran, Polícia Civil, RQSul - Associação dos Organismos de Inspeção Veicular do RS, Fundação Thiago Gonzaga, Instituto Zero Acidente, UNICFC – Sociedade Tecnologia de Formação em Trânsito SA e dos municípios de Rolante e Rio Grande.

69 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page