Diante do aumento de casos de mpox, também conhecido por monkeypox ou varíola dos macacos, o deputado Gustavo Victorino apresentou nesta segunda-feira, 26, Projeto de Lei Nº 270/2024 que cria a Política Estadual de Atenção Integral ao Paciente Infectado pelo Vírus Monkeypox.
A medida busca prevenir, controlar e intensificar ações de vigilância para o controle da doença, a partir da criação de um núcleo de capacitação para identificação da infecção viral - classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma Emergência de Saúde Pública, devido ao crescente número de casos e surgimento de nova variante.
A doença, causada pelo vírus monkeypox, pode ser transmitida pelo contato com pessoas infectadas, materiais contaminados com o vírus ou animais silvestres infectados. A enfermidade manifesta-se, principalmente, pelo aparecimento de lesões na pele e os casos mais graves da infecção podem levar à morte.
O Rio Grande do Sul registrou, em 2024, cinco casos da doença e, em nenhum foi detectado a nova variante, conforme a Secretaria Estadual da Saúde.
“A doença já é uma realidade inclusive no Rio Grande do Sul e a vacinação, de forma breve e para todos, não está garantida, portanto é primordial que façamos a nossa parte para proteger a comunidade”, afirma o deputado Gustavo Victorino.
Comments