top of page

Pacientes transplantados com os mesmos direitos de pessoas com deficiência é a proposta do deputado


Foto: Celso Bender | AL RS

O deputado Gustavo Victorino (Republicanos) protocolou, na Assembleia legislativa, Projeto de Lei que beneficia as pessoas transplantadas com os mesmos direitos das pessoas com deficiência. O objetivo é garantir aos pacientes submetidos à cirurgia para transplante, a plena e efetiva participação na sociedade, em igualdade de condições com os demais cidadãos.


O parlamentar justifica a proposição pelas dificuldades enfrentadas pelos pacientes transplantados, como o uso rotineiro de medicamentos imunossupressores, antibióticos, entre outros fármacos que fazem com que necessitem de uma condição especial, principalmente no ambiente de trabalho. “É hora de a sociedade olhar para os transplantados, o seu drama não termina no transplante”, reitera Victorino ao explicar a sua proposta que beneficia o paciente transplantado com prioridade em filas de espera em bancos, aeroportos, entre outros, além de facilitar a inserção no mercado de trabalho, adequado à sua condição especial.


Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, o Rio Grande do Sul realizou, na última década, cerca de 500 transplantes por ano e a fila de espera, em abril de 2023, é de 2.700 pacientes. Para a ViaVida - organização que trabalha na divulgação da causa da doação de órgãos e acolhe doentes carentes em pré e pós transplante no Rio Grande do Sul, “o Projeto de Lei do deputado Gustavo Victorino devolve a dignidade ao transplantado, possibilitando sua reinserção na sociedade e na vida produtiva”, destaca a presidente da ViaVida, Lucia Elbern.

13 visualizações0 comentário

תגובות

דירוג של 0 מתוך 5 כוכבים
אין עדיין דירוגים

הוספת דירוג
bottom of page