top of page

Victorino propõe Programa de Proteção à Saúde Ocular

Foto: Fernando Gomes/Agência ALRS
Foto: Fernando Gomes/Agência ALRS

Com a finalidade de fortalecer ações de prevenção, diagnóstico precoce, assistência e a ampliação do acesso ao cuidado da visão, o deputado Gustavo Victorino protocolou Projeto de Lei nº 174/2026 que institui o Programa Estadual de Promoção e Proteção da Saúde Ocular. 


“O diagnóstico precoce e o cuidado reduzem internações, tratamentos de alta complexidade, incapacidades permanentes com aposentadorias precoces por invalidez, mau rendimento ou evasão escolar, afastamentos laborais e custos sociais, que poderiam ser mitigados com ações preventivas eficientes.”, afirma Victorino. 


A proposta prevê práticas educativas, incentivo à realização de triagens visuais, especialmente nas escolas, estímulo à utilização de teleoftalmologia e teletriagem, à interiorização de serviços especializados, além de incentivo ao credenciamento de clínicas privadas junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) visando a redução das filas de espera por consultas oftalmológicas.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Logo Gustavo Victorino posicionado no rodapé da página

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101, sala 805 | Porto Alegre | Rio Grande do Sul | 90010-300
(51) 3210-2167 | gab.gustavovictorino@al.rs.gov.br

Whatsapp gabinete: (51) 99744-1627

Horário de atendimento: das 09:00 as 18:00

  • alt.text.label.Instagram
  • alt.text.label.Facebook
  • Whatsapp
  • alt.text.label.Twitter
  • TikTok
  • alt.text.label.YouTube
  • logoflickr

©2026 Gabinete Deputado Gustavo Victorino. Todos os direitos reservados.

bottom of page