top of page

Em Tapes, deputado Victorino busca fortalecer o turismo nos butiazais

Foto: Divulgação/Prefeitura de Tapes
Foto: Divulgação/Prefeitura de Tapes

O presidente da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa, deputado Gustavo Victorino (Republicanos) esteve no município de Tapes, nesta segunda-feira (25), para estabelecer um programa de implantação do turismo na região com base na floresta de butiás. 

 

Às margens da Lagoa dos Patos, Tapes abriga o maior butiazal do Brasil, considerado o maior do mundo. São mais de mil hectares de floresta de butiazeiros, numa área preservada, com um ecossistema de grande valor ecológico. As palmeiras do gênero Butiá são nativas da região sul do Brasil e a fruta tem grande importância para a sociobiodiversidade e economia local, servindo para a produção de alimentos, bebidas e outros produtos. 

 

Na fazenda Três irmãos, que já possui um restaurante para receber os visitantes, o deputado pontuou, junto aos empresários e lideranças locais, a importância de criar uma infraestrutura completa para atender turistas de todo o país. 

 

Em reunião com o prefeito Luiz Carlos Coutinho Garcez e secretariado, o parlamentar alinhou o fortalecimento da atividade na região através de um programa de implantação do turismo, por meio da Rota dos Butiazais, buscando incentivar a ligação das pessoas com o território, valorizar a fruta, a cultura local e criar atividades de turismo rural.   

 

“Esta é uma riqueza que os gaúchos e os brasileiros precisam conhecer e, coloco a Comissão na Assembleia à disposição dos gestores públicos e empresários para que possamos transformar os butiazais de Tapes num potencial econômico forte e promissor”, afirmou Victorino. 

 

Participaram também das reuniões, o vice-prefeito, João Paulo Ziulkoski; secretário municipal da Fazenda, Ari Jorge Pacheco; secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Marcus Vigolo; coordenador de serviços de Limpeza Urbana, José Luis Corrêa e os proprietários da fazenda Três Irmãos, Marcos Vinicius Silveira Soares e Surama Dias Jenisch.

ree

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page