Deputado Victorino entrega Medalha da 56ª Legislatura ao Procurador-Geral de Justiça do RS
- Salete Teixeira
- há 5 dias
- 2 min de leitura

Em solenidade realizada nesta terça-feira, 20, no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa, o deputado Gustavo Victorino (Republicanos) homenageou o Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Alexandre Saltz, com a entrega da Medalha da 56ª Legislatura, por sua trajetória como homem público.
Natural de Uruguaiana, Alexandre Sikinowski Saltz é graduado em Direito e ingressou no Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) em 1990, atuando nas Promotorias de Santiago, Uruguaiana e Porto Alegre. Foi membro colaborador do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e coordenador do Escritório do MPRS em Brasília. Desde junho de 2023 é o Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul.
Na homenagem, o deputado Gustavo Victorino destacou a relevância da representatividade social de Alexandre Saltz para além da sua formação jurídica: "Mais do que o reconhecimento ao brilhante profissional, Alexandre Saltz é um exemplo nas muitas funções que desempenhou, por sua visão de olhar o todo, principalmente o cidadão, um exemplo para todos nós”, disse Gustavo Victorino.
Emocionado, o Procurador-Geral de Justiça do RS agradeceu a honraria: “Essa homenagem é o reconhecimento que valeu a pena os 35 anos dedicados a um ideal no Ministério Público, sou apenas o objeto de uma instituição que trabalha para as pessoas, na construção de pontes que diminuem distâncias, aproximam pessoas e que mostra que temos os mesmos interesses e necessidades”, ressaltou Alexandre Saltz.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas enalteceu o trabalho do homenageado e a parceria entre as instituições na defesa dos interesses dos cidadãos.
A solenidade contou com a presença do presidente em exercício do Tribunal de Justiça, desembargador Ícaro Osório; da Defensora Pública-Geral em exercício, Sílvia Pinheiro de Brum; do presidente do Tribunal do Contas, Marco Peixoto; do secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin; do secretário de Segurança Pública, Sandro Caron; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo; do senador suplente, cel. Mário Andreuzza; do deputado federal Márcio Biolchi; dos deputados estaduais Delegado Zucco, Thiago Duarte, Delegada Nadine, Adolfo Brito e Joel Wilhelm; da vice-prefeita de Porto Alegre Betina Worm, entre outras autoridades do judiciário, das forças de segurança e de entidades civis.



Comentarios