Deputado Victorino luta pelo turismo profissionalizado e seguro no RS
- Gabinete Gustavo Victorino
- há 3 dias
- 1 min de leitura

Durante a sessão da Comissão de Constituição e Justiça desta terça-feira (1/7), o deputado Gustavo Victorino defendeu o Projeto de Lei 333/2023, que determina a obrigatoriedade da presença de guia de turismo em excursões que se originem no RS, ou que a esse se destinem, e em passeios realizados em seu território.
A proposta busca garantir a segurança dos turistas, prevenindo riscos e coibindo práticas fraudulentas, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento sustentável do setor. Os guias de turismo profissionais orientam sobre comportamentos adequados, preservação ambiental e respeito às tradições locais, assegurando experiências positivas, responsáveis e enriquecedoras para todos.
"O objetivo dessa proposta é dar mais segurança ao turismo realizado no Rio Grande do Sul, vários Estados já possuem essa lei. Os grupos com 15 pessoas ou mais serão acompanhados por profissionais qualificados e devidamente registrados para que forneçam informações confiáveis e realizem um atendimento de alto nível durante o passeio. Nós não podemos mais ter pirataria nesse segmento. O profissionalismo é muito importante", explicou o deputado Gustavo Victorino.
A bancada do PT solicitou pedido de vista do projeto de lei. A próxima tentativa de votação está prevista para a reunião da CCJ que acontecerá no dia 08 de julho de 2025.

Comments