top of page

Deputado Victorino presta homenagem aos 25 anos da VIAVIDA

Foto: Fernando Gomes/Agência ALRS
Foto: Fernando Gomes/Agência ALRS

No Grande Expediente da Sessão Plenária desta quinta-feira (05) o deputado Gustavo Victorino homenageou os 25 anos da ONG VIAVIDA Pró-doações e Transplantes, entidade que atua com a missão de promover a doação de órgãos e tecidos no Rio Grande do Sul, oferecendo apoio às pessoas em lista de espera, assistência aos transplantados, doadores e familiares.  


“A VIAVIDA transcende como uma organização social, ela é um patrimônio do Rio Grande do Sul porque trabalha e luta pelo bem mais valioso que é a vida humana”, disse o deputado Victorino, durante a homenagem. 


Fundada em 29 de junho de 2000, a VIAVIDA é composta por um grupo de voluntários que atua em duas grandes frentes:  a atividade educacional, que incentiva a doação de órgãos e tecidos visando aumentar o número de transplantes; e a função assistencial, acolhendo  pacientes de todo o país. 

 

Em 2024, a entidade inaugurou uma nova sede com o apoio de empresas e da emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil, indicada pelo deputado Gustavo Victorino, que permitiu, entre outras melhorias, a ampliação da Pousada Solidariedade - casa de hospedagem gratuita às pessoas em situação de pré e pós-transplantes. 

 

O deputado informou que no ano de 2024 mais de 30 mil transplantes foram realizados no Brasil e no Rio Grande do Sul ocorreram 1.634 transplantes. O parlamentar ressaltou que a retirada dos órgãos é feita por médicos com respeito e obedece a critérios da legislação, defendendo a importância de a população superar preconceitos em relação ao gesto que salva muitas vidas. Inclusive, sugeriu, professores podem estimular os estudantes nas escolas a levarem a bandeira para seus familiares.   

 

Em aparte, o deputado Airton Lima elogiou a iniciativa do deputado Victorino, relatando um gesto de doação de órgãos e a importância de campanhas de conscientização. 

 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas parabenizou Victorino pela homenagem à VIAVIDA, registrando o aumento da fila de espera de transplantes e a importância de debater o tema nas comissões da Casa, na busca de aperfeiçoar o sistema de saúde para receber quem queira fazer doação de órgãos. 

 

LEI PIONEIRA - O parlamentar é autor de projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador (Lei Nº 16.104/24), que beneficia os transplantados com os mesmos direitos das pessoas com deficiência, tornando o Rio Grande do Sul pioneiro na iniciativa. Afirmou que esse dia de apreciação da matéria foi um dos momentos mais emocionantes da sua vida, quando no Plenário 20 de Setembro um rapaz recentemente transplantado, de Santa Maria, veio de ônibus, sem condições de falar, para levantar a bandeira da Viavida, manifestando seu pedido de voto, pois “veio lutar por outros que estão à espera da oportunidade de continuar vivendo”.   

 

Participaram da solenidade, a presidente voluntária da VIAVIDA, Clarissa Garcez; a vice-presidente voluntária Noêmia Gensas; o Procurador-Geral de Justiça do RS, Alexandre Saltz; o diretor-presidente do Grupo BERALV, Álvaro Sobrinho; o representante da presidência da AJURIS, Carlos Eduardo Richinitt; o presidente da Associação do Ministério Público, Fernando Alves; o presidente do IPE Saúde, Paulo Oppermann; o representante da OAB/RS, Rafael Mastrogiacomo, além de transplantados e familiares.

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page