top of page

Deputado Victorino propõe rastreabilidade de animais para segurança da pecuária gaúcha

Foto:Lucas Kloss/Agência ALRS
Foto:Lucas Kloss/Agência ALRS

Para consolidar uma política permanente de monitoramento dos rebanhos no Rio Grande do Sul visando maior competitividade da pecuária gaúcha no mercado nacional e internacional, o deputado Gustavo Victorino (Republicanos) apresentou nesta sexta-feira (14), Projeto de Lei nº 477/25. que institui o Programa Gaúcho de Rastreabilidade Animal – PGRA. 


O objetivo é acompanhar toda a cadeia produtiva dos bovinos e bubalinos, do nascimento ao abate, garantindo controle sanitário, segurança alimentar, transparência e agregação de valor à pecuária gaúcha. 


A medida prevê a possibilidade de acompanhar a trajetória de um animal, ao longo de seu ciclo de vida, por meio de identificação única e permanente, armazenamento e consulta dos dados de identificação e movimentação dos animais através de tecnologias atualizadas, bem como a disponibilização de um selo ou certificado estadual que comprove a origem e a qualidade do rebanho gaúcho em conformidade aos padrões nacional e internacional. 


“A proposta é tornar definitivo o monitoramento dos rebanhos, alinhado às diretrizes do Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos e ao projeto-piloto, atualmente desenvolvido no Rio Grande do Sul, a fim de fortalecer a pecuária gaúcha - setor essencial para a economia do Estado e para a segurança alimentar do país”, destaca o parlamentar. 


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page